Viver em Sociedade


Por: Anne Prinz

Quem de nós já não sentiu uma imensa vontade de dar uma “sumida”? Passar uns dias em algum lugar isolado, sem barulho e sem perturbação alguma? Grande parte da população já pensou nisso ou pensará em algum momento da vida. A correria do dia-a-dia, as relações conflituosas, o trânsito e o estresse, nos geram uma carga energética a qual, na maioria das vezes, negativa. Na tentativa de nos reequilibrarmos e restaurarmos nossa paz interior é prazeroso e proveitoso, esses momentos a sós.

As práticas da prece e da meditação nos auxiliam nesse contexto, nos ajudando a buscar equilíbrio interior. Mas será válido nos afastarmos completamente do convívio com outras pessoas, buscarmos o isolamento completo, por longos períodos?

Pesquisando em “O Livro dos Espíritos” no capítulo que se refere a Lei de Sociedade, Kardec pergunta se o isolamento absoluto é contrário à lei Natural, e a resposta dos Espíritos é clara: Sim! Visto que: “Os homens procuram a sociedade por instinto, e que devem concorrer para o progresso, ajudando-se mutuamente”. Ou seja, isolar-se é afastar-se absolutamente de sua própria evolução, haja vista que, dependemos fraternalmente uns dos outros.

Vejamos, se o homem do campo não planta, não comemos, se não temos professores, não aprendemos, se não temos médicos, quem cuidará de nossa saúde? Somos elos interligados e comprometidos fisicamente e espiritualmente nesse grande plano da Vida.

Os Espíritos ainda dizem, no mesmo capítulo que “Sozinho, ele não pode porque não tem todas as faculdades; é-lhe preciso o contato dos outros homens. No isolamento, ele se embrutece e se debilita”.

Pensemos a respeito deste assunto, tentando fazer de nossos dias, momentos de convívios edificantes e prazerosos, respeitando a tudo e a todos, ajudando e trabalhando para o bem e progresso de todos individualmente e, por conseguinte pelo progresso da sociedade, carregando dentro do nosso coração aquela máxima de nosso Cristo Jesus: Fazei ao próximo o que gostaria que ele fizesse a ti!

Assim, hora após hora, ano após ano, seguimos nos elevando ao caminho da luz, nos completando. Melhorando nosso íntimo, melhoramos a nossa casa, o nosso bairro, nossa cidade e nossa nação. Cada um é responsável por si e juntos somos responsáveis pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária como prega nossa Constituição.

Nenhum comentário: