Entrevista com Clóvis Vieira, diretor do filme "Deixe-me Viver"

1 - Como surgiu a vontade de fazer um filme sobre o tema aborto?

Como cineasta e espirita, sempre quis fazer filmes baseados nos livros espiritas que trazem uma revelação maravilhosa, consolo e respostas para nossas dúvidas existenciais. Acredito que todos merecem chegar às telas.
O livro Deixe-me Viver de Luiz Sérgio, psicografado por Irene Pacheco Machado me impressionou muito e considerei que aquelas informações deveriam ser divulgadas também pelo cinema que possui muita força de comunicação. Com certeza a espiritualidade me direcionou para esse filme. São milhões de espíritos que são impedidos de reencarnar, e o sofrimento de todos os envolvidos é enorme. É um dos temas dos mais importantes e, talvez o mais importante. Não temos o direito de colocar obstáculos ao Plano Divino.

2 – Com tantas obras espíritas sobre o aborto, por que justamente o livro “Deixe-me Viver” foi escolhido para ganhar uma adaptação nos cinemas?

Bem. Foi o único que li sobre o aborto. Me apaixonei pelo livro e pelo personagem Luiz Sérgio. Pela sua personalidade, pelo seu humor, pela sua fé e pelo seu incansável trabalho na espiritualidade junto aos jovens. Percebi na sua linguagem simples, franca e direta uma virtude. Para o cinema um bom ingrediente é o humor e Luiz tem bom humor mas sabe ser sério quando necessário. Para uma obra cinematográfica, um personagem que vai aprendendo com as experiências é importante, fica dentro das expectativas para uma boa narrativa.

3 - Como foi realizada produção do filme “Deixe-me Viver” e como foi feita a seleção de atores?

Realizar Deixe-me Viver, foi muito dificil. No Brasil, e mesmo no mundo não é fácil levantar verbas para um filme. Aqui os cineastas dependem das leis de incentivo, mas não pudemos contar com elas. Vendi minhas pinturas, usei minha aposentadoria, ajuda financeira dos filhos e dos amigos, vendemos cotas, fiz empréstimos. Associei-me a duas produtoras, os atores também são sócios do filme. 

Quanto a seleção dos atores, procurei aqueles que se encaixavam nos perfis dos personagens. E fomos felizes. O ator que faz o papel de Luiz Sérgio, Bernardo Dugin, tem a personalidade muito parecida. Sério, focado e com bom humor. Encontrei-o no youtube. Os atores postam "videobooks" com seus trabalhos.

Sabrina Petraglia também encontrei pelo youtube. Analisei seu trabalho na novela do SBT - Uma Rosa com Amor -, e percebi que ela era uma atriz fantástica de grande potencial. Não havia feito novelas na Globo. Sabrina interpreta Dra. kelly, mentora de Luiz Sérgio no livro e no filme. Hoje está fazendo enorme sucesso no papel de Shirlei em Haja Coração.

Rocco Pitanga é um consagrado ator que me foi sugerido por Indiara Silveira atriz espirita que me foi apresentada por um amigo, vi seu "videobook" e gostei. Ela faz Rebeca uma moça envolvida com a decisão de abortar ou não. Ela contracena com o próprio marido Francer Leite que também é ator.

Fernando Peron que faz Aloisio também mentor e orientador de Luiz Sérgio é ator e dublador, escritor, pesquisador e radialista espirita que já conhecia a muito tempo, criou uma forte sinergia com o protagonista.

Renata Sayuri também encontrei na internet. vi seu trabalho e percebi que se encaixava muito bem como Irmã Rosália, um espirito que cuida da Colonia dos Rejeitados. Com sua interpretação suave e leve nos traz momentos sublimes de contemplação, fé e esperança. 

Mario Cardoso é médium em um centro espirita que minha mulher frequenta. Foi natural a presença desse grande e veterano ator.

Edson Montenegro, cantor e ator, atualmente na novela Cúmplices de Um Resgate no papel de padre Lutero, faz o papel de Frei Quirino em Deixe-me Viver. e o faz de forma emocionante. Foi sugerido pela produtora do filme Cristina Lima que já havia trabalhado com ele.

Escolhi Thomaz Costa - Carrossel e Patrulha Salvadora - pelo seu trabalho na TV. Ele se enquadrava no personagem Gustavo, um espirito que fora abortado. Se saiu muito bem.

Atores profissionais conhecidos como Daliléia Ayala e Regina Bittar esta última conhecida como a "voz do google" fizeram participações especiais e deixaram sua marca de excelentes atrizes. Excelentes atores ainda desconhecidos completam o elenco e prometem grandes carreiras. Estamos muito felizes com o elenco


4 - As produções com teor espírita estão em alta na atualidade, a começar pelas telenovelas e, de uns anos pra cá, com filmes. O que você acha da popularização deste gênero na atualidade?

Desde a metade dos anos 90 pensei em só fazer filmes espiritas. Cassiopeia, meu primeiro longa-metragem, já tem componentes da Doutrina. O filme espirita era um gênero que faltava. E com a rica literatura espirita é natural que os filmes comecem a ser produzidos. Acredito que até demoramos a cumprir essa missão. O filme espirita com certeza contribuirá e muito para a compreensão do espiritismo.


5- Alguns atores de outros filmes espíritas já afirmaram sentir energias e presenças de trabalhadores espirituais nos bastidores. Você também teve essas sensações? O que mais te emocionou durante a produção?

Tivemos várias evidencias do apoio espiritual. Fernando Peron mais sensível sempre nos alertava da presença das entidades. Certa vez sobre a casa em que estávamos filmando se formou uma nuvem em forma quase humana, um rosto, com um braço estendido sobre nós. O editor do filme fotografou e postamos em nossa página.

Ocorreu um fenômeno em uma cena que não posso revelar antes do filme ser exibido. Nos deixou admirados. Está no filme, oportunamente poderei comentar.

Temos no filme uma cena muito importante de um por do Sol na espiritualidade. Muito importante, marcante mesmo. E quando terminamos de editar o filme - imagem e som - ultimo trabalho, sentimos alivio imenso, depois de anos de trabalho, nos cumprimentamos e o Duda Mack editor abriu a janela, pois trabalhamos na penumbra, e para nossa surpresa o sol estava se pondo bem na linha do horizonte. Mesmo horário de nossa cena do por do sol. Eu senti uma energia maravilhosa se apoderar de meu corpo e espirito. O significado do término do trabalho e a hora do entardecer me tocou muito. O Duda também fotografou esse momento. Assistindo o filme, poder-se-á entender essa energia. Muitas vezes ficamos muito emocionados com as gravações e tínhamos que parar para enxugar as lágrimas, principalmente em uma cena onde Sabrina Petraglia - Dra. Kelly-, fazia uma oração. Mais que fazer um filme, tivemos uma experiência de vida.

Como estou acostumado com efeitos físicos e como pesquisador que sou, ouvi e presenciei muitos fenômenos, sobretudo no Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman, com materializações e levitação de objetos em todas os trabalhos. Certa vez uma folha de rosa se materializou em minha mão. O local ficou quente e a folha apareceu. Contudo, penso que a maioria das pessoas, mesmo espiritas tenham dificuldade de compreender esses fenômenos, principalmente os operados na natureza.

Tanto nos trabalhos do filme quanto na vida. Os participantes da equipe do filme que são espiritas, sempre sentem a presença da espiritualidade. No filme sentimos muitos, eu inclusive tive a oportunidade de ver Luiz Sérgio em desdobramento, e também saber, na espiritualidade sobre o conhecimento de nosso trabalho naquele plano.


6 – Os vídeos com trailers do filme já contam com quase 500 mil visualizações nas redes sociais. Como você está sentindo o feedback da divulgação do filme?

Admirado, não pensava que chegaria nesse patamar. Sou naturalmente ansioso, e o senso de responsabilidade aflora mais ainda. Espero que o filme corresponda com as expectativas. Preocupo-me com a velocidade da divulgação, porque as redes de cinema estão reticentes com o filme. A rede Cinépolis está entusiasmada, outras indiferentes, outras reticentes. Mas acreditamos que na medida em que o filme for exibido, essas resistências terminem. Será uma exibição nacional, mas não como os filmes americanos que lançam simultaneamente em todo o território. Pretendemos em 3 meses atingir a maioria das cidades brasileira. Mas não temos um grande distribuidor então as negociações com os cinemas são pontuais. O filme foi muito bem realizado, o tema é importante, temos atores magníficos, um texto que tenho certeza virá de encontro às expectativas da doutrina, há belos momentos com muita emoção e sensibilidade, a trilha sonora é maravilhosa. Meu desejo é que todos, mais que assistir à um filme, vivam a obra como se estivessem dentro da história. Para todos nós que participamos desse filme, foi mais que um trabalho, foi uma experiência existencial.


7 – Devido a grande repercussão do filme nas redes sociais, pessoas de todo o Brasil desejam assistir a produção. Conte-nos mais sobre como ocorrerá o lançamento dos filmes nos cinemas?

Como disse anteriormente, as redes não estão preparadas para esse filme. Eles querem filmes de entretenimento, comédias, romances. O filme é forte e ao mesmo tempo sublime. Forte no enfoque do tema aborto e sublime no trabalho de resgate dos socorristas. Sublime também nas mensagens de esperança e no cuidado que a espiritualidade tem com cada espirito rejeitado. Nos preparamos para três formas de divulgação:

1. Na programação normal.

2. Na programação alternativa em horários alternativos como por ex. ao meio dia que não interfere na grade do cinema.

3. em sessões especiais solicitadas pelos centros, federações e associações espiritas. O programador da rede da Cinépolis me disse que o filme espirita Nos passos do Mestre foi programado na cidade de Bauru a pedido dos espiritas da cidade. Eles são inclinados a atender a solicitação das comunidades. Estamos em contatos com várias redes e aguardando respostas.

A rede Cinépolis, presente na maioria dos Estados Brasileiros já firmou acordo conosco e iremos lançar em outubro. Outras redes ainda não confirmaram. Estamos aguardando. As datas de lançamento em várias cidades podem não ser as mesmas, mas nosso objetivo é exibir o filme nos meses de outubro, novembro e dezembro.


4 comentários:

Anônimo disse...

Quero saber se já tem data para exibir em salvador no cinepoli

Cristiane disse...

Anciosa e esperando o lançamento do filme em Brasília. Amo Luiz Sérgio. Aprendi muito e continuo aprendendo com ele. Deixe me viver foi um dos livros mais lindos que já li.

Silvana Ribeiro disse...

Também estou ansiosa para assistir ao filme. Moro em São Bernardo do Campo - São Paulo. Já existe alguma previsão para exibição aqui ? Obrigada e muito sucesso com o filme.

CICERO disse...

Na rede Cinépolis de Fortaleza o filme não está mais sendo exibido em menos de 1 semana. Estou ansioso pra assistir, mas não sei o que houve por aqui..